O seu perfil de investidor influencia nos ativos que devem compor a sua carteira de investimentos e qual é a melhor estratégia para alcançar a liberdade financeira.
Se você deseja investir com mais segurança e assertividade, acompanhe este artigo e saiba como o perfil do investidor é fundamental na hora construir a sua carteira de investimentos.
Por que conhecer seu perfil de investidor é importante?
Cada indivíduo tem um perfil específico que reflete suas crenças, valores, objetivos e aversão ao risco.
Ao entender o seu perfil de investidor, você consegue tomar decisões mais conscientes considerando seus objetivos financeiros e sua tolerância ao risco.
Além disso, você poderá identificar quais são os investimentos mais adequados avaliando fatores como risco, rentabilidade, prazo e diversificação.
Quais são os perfis de investidor e como cada um influencia a sua estratégia de investimentos?
Abaixo você verá os 3 principais tipos de perfis de investidor. Cada um possui diferentes tolerância ao risco, objetivos financeiros e conhecimento sobre o mercado.
- Perfil Conservador
Se você é do tipo que prefere investimentos mais seguros e com menos risco, priorizando a preservação do seu capital ao invés de buscar altas rentabilidades, então o seu perfil é conservador.
Devido à alta aversão a risco, o perfil conservador busca por investimentos de renda fixa como Tesouro Direto, CDBs e os produtos que oferecem menor volatilidade e rentabilidade mais previsíveis.
- Perfil Moderado
Investidores do perfil moderado possuem uma tolerância maior ao risco e maior disposição a investir em produtos de renda variável, pois buscam o equilíbrio entre a segurança dos investimentos e a possibilidade de obter rentabilidades mais altas.
Investidores com esse perfil possuem um horizonte de investimento mais longo, de modo que podem optar por investimentos mais arriscados como fundos multimercados, ações e fundos imobiliários, sempre com uma porcentagem da carteira alocada em renda fixa para não renunciar completamente à segurança.
- Perfil Arrojado
Este é o perfil de investidor com maior disposição a assumir riscos. Por buscar rentabilidades mais elevadas e ter um horizonte de investimento mais longo, o investidor arrojado prefere suportar as flutuações do mercado a fim de obter retornos mais expressivos no longo prazo.
Este tipo de investidor deve estar preparado para lidar com eventuais perdas. Para isso, é necessário que ele tenha conhecimento sobre o mercado financeiro e avalie cuidadosamente os riscos envolvidos em cada investimento antes de tomar uma decisão.
Como descobrir o seu perfil de investidor?
Existem diversas maneiras de descobrir o seu perfil de investidor: por meio do suitability – questionário realizado por corretoras e outras instituições financeiras – por meio de um consultor financeiro ou por meio da Meu Dividendo.
Não existe uma ciência exata e as perguntas não são padronizadas. Costumam ser diferentes de uma instituição para a outra, para que o consultor, a corretora ou banco possa oferecer, indicar ou orientar produtos de investimento mais adequados ao perfil do investidor reduzindo os riscos de perdas financeiras.
Mas gostaria de saber qual seu perfil e começar a melhorar em suas estratégias de investimento? Esse é o momento ideal para fazer teste da Meu Dividendo. São perguntas rápidas, porém assertivas e que identificam seu perfil.
Quais perfis de investidor podem investir na Bolsa de Valores visando os dividendos?
Os dividendos são a distribuição dos lucros de uma empresa a seus acionistas. Esses pagamentos são realizados de forma periódica (mensal, trimestral ou anual) ou de forma extraordinária, dependendo da política de distribuição de lucros adotada pela empresa.
Geralmente, empresas que distribuem dividendos regularmente são consideradas mais estáveis e confiáveis, de modo que investidores de todos os tipos de perfis (conservador, moderado e arrojado) podem investir em ações visando os dividendos.
Espera! “Até mesmo os conservadores?”, você deve estar se perguntando. Sim!
Investidores conservadores são aversos ao risco, mas ao contrário do que muitos pensam, eles podem possuir uma pequena parte da carteira em renda variável, desde que corresponda aos seus objetivos financeiros e que seja feita de forma consciente e responsável.
Já investidores com o perfil moderado podem possuir uma alocação maior em renda variável, mas sem renunciar à segurança e estabilidade proporcionada pelos investimentos em renda fixa.
Investidores com perfil arrojado, por sua vez, podem ter uma alocação mais significativa em renda variável, que pode chegar a mais de 50% ou até mesmo 100% da carteira. Isso porque esses investidores estão dispostos a correr mais riscos em busca de maiores retornos.
Independentemente do seu perfil de investidor, lembre-se de prezar pela diversificação adequada da sua carteira, evitando concentração excessiva em um único tipo de investimento ou setor.
Conheça a Meu Dividendo e tenha controle dos seus dividendos!
A Meu Dividendo é a primeira plataforma de antecipação de dividendos do Brasil e está disponível gratuitamente na Play Store e Apple Store.
Por meio do aplicativo, o investidor também tem acesso às informações do seu portfólio de investimentos e a visão completa dos seus dividendos. Baixe agora!