Como investir na Bolsa de Valores?

Nos últimos anos, o número de pessoas que procuram saber como investir na Bolsa de Valores tem crescido consideravelmente. De acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), cerca de 60 milhões de brasileiros investem seu dinheiro em produtos financeiros – em números percentuais, saímos de 31%, em 2021, para 36% em 2022.

A mudança da forma de pensar sobre investimentose o amplo acesso à educação financeira, são alguns fatores que explicam o fenômeno. Especialmente porque, no passado, investir era algo inimaginável e destinado apenas aos especialistas ou mais ricos.

Contudo, embora o assunto tenha se popularizado, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como investir na Bolsa de Valores. Pensando nisso, a plataforma Meu Dividendo desenvolveu um simulador com dados reais e dinheiro virtual para que os usuários entendam como funciona o mercado de ações. O espaço conta ainda com quizzes e missões para inserir os participantes no mundo dos negócios.

Como funciona a Bolsa de Valores?

Atualmente, existe apenas uma bolsa de valores no Brasil, a B3 (Brasil, Bolsa e Balcão), criada em 1843, com o objetivo inicial de negociar títulos públicos. Autorregulada sob a supervisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a instituição utiliza o Ibovespa como indicador de referência e funciona como um mercado onde se negociam títulos e valores mobiliários, como ações, títulos de renda fixa, cotas de fundos imobiliários, ETFs, commodities, entre outros.

Com diretrizes pré-estabelecidas, seu papel é, basicamente, garantir que as transações sejam feitas de forma segura, eficiente e justa, independentemente do porte. Isso permite, por exemplo, que investidores e empresas comprem e vendam ativos, gerando liquidez para o mercado e captação de recursos financeiros.

É importante notar, no entanto, que a bolsa de valores funciona também como um termômetro da economia, uma vez que reflete a confiança do mercado em relação às empresas listadas.

Entenda mais sobre como investir na Bolsa de Valores

Antes de entender como investir na Bolsa de Valores, é importante conhecer o ativo financeiro mais procurado: as ações. Na prática, elas representam partes do capital de uma empresa e permitem que, ao comprar ações, o investidor se torne sócio da companhia, podendo receber dividendos ou ganhar com a valorização dos ativos.

Para criar uma estratégia de investimento, no entanto, é preciso considerar que o processo envolve riscos, embora as oportunidades de ganhos a longo prazo sejam grandes.

Por isso, é fundamental estudar e se informar antes de tomar qualquer decisão. Uma boa dica é escolher ativos que melhor se adequam às suas necessidades e objetivos financeiros, bem como diversificar a carteira. Isto é: apostar em empresas de diferentes setores e tamanhos. Dessa forma, é possível minimizar os riscos e ampliar a capacidade de ganhos, já que um resultado ruim pode ser compensado por outro resultado positivo.

Existem, atualmente, outros cinco produtos financeiros populares no mercado, que podem apoiar quem está dando os primeiros passos e quer entender como investir na Bolsa de Valores. São eles:

Fundos Imobiliários

Os Fundos Imobiliários são um tipo de investimento no qualo os investidores detêm frações de empreendimentos imobiliários, como shoppings, hospitais, prédios comerciais e outros, recebendo rendimentos proporcionais às suas cotas.

ETFs

Um ETF, por sua vez, é um fundo que segue índices de mercado, permitindo que os investidores apliquem seus recursos em conjunto.

BDRs

Do inglês Brazilian Depositary Receipts, os BDRs são recibos de ações emitidas por empresas em outros países e negociadas na B3.

Câmbio

O câmbio nada mais é do que o mercado global onde são negociadas moedas de vários países, de acordo com as expectativas de valorização ou desvalorização.

Mercado Futuro

No mercado futuro, os investidores negociam ativos por meio de contratos com uma data de vencimento futura e por um valor pré-fixado. Isso garante a proteção contra oscilações de preços e a especulação.

EGGSS

O acrônimo EGGSS (Energia, Gás e Petróleo, Grandes bancos, Saneamento e Seguros) criado por Wendell Finotti, CEO e criador da Meu Dividendo e reúne os segmentos que são considerados os mais seguros do mercado. Assim é possível investir em diferentes empresas e obter bom pagamentos de dividendos.

Passo a passo sobre como investir na Bolsa de Valores

Embora muitas pessoas tenham dúvidas sobre como investir na Bolsa de Valores, o processo não é nenhum bicho de sete cabeças. De uma forma bem simples, basta criar uma conta em uma corretora de valores, transferir o dinheiro e escolher os melhores investimentos.

É importante, contudo, saber onde investir na Bolsa e qual é o momento certo de resgatar os investimentos para aproveitar os lucros. Uma boa forma de melhor aproveitar os recursos é por meio da antecipação de dividendos, que permite que os investidores usufruam dos valores antes mesmo da data pré-estabelecida em contrato.

Com isso, é possível realocar os recursos em outras oportunidades e ampliar a carteira de investimentos de um jeito simples. Considerando a volatilidade do mercado, esta é uma estratégia inteligente e uma excelente forma de construir patrimônio.

Antecipe seus dividendos e potencialize seus investimentos com a Meu Dividendo

Única plataforma de no Brasil de antecipação de dividendos, a Meu Dividendo foi criada para auxiliar os investidores a fazerem uma gestão de patrimônio bem-sucedida, ágil e segura. Tem como CEO e fundador o administrador financeiro Wendell Finotti, profissional com mais de 20 anos de experiência na área financeira.

Homologada e auditada pela B3, a Meu Dividendo está disponível via website ou pelo app (Android e iOS) e linka a conta do investidor direto com a Bolsa de Valores. Assim, permite o acompanhamento dos dividendos que têm a receber de forma organizada e as inúmeras oportunidades de reinvestimento.

A antecipação de dividendo é uma decisão sensata. Para que deixar seu dinheiro parado e sem correção, quando você pode reinvesti-lo para aumentar seu patrimônio? E não é empréstimo! A Meu Dividendo antecipa o seu dinheiro e você remunera a plataforma somente depois que receber!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *