Investindo com inteligência: como a antecipação de dividendos pode ser parte de sua estratégia global

Investindo com inteligência: como a antecipação de dividendos pode ser parte de sua estratégia global

Após um período de turbulência econômica e com a bolsa chegando a 125 mil pontos, o Brasil parece estar finalmente entrando em um período de recuperação. 

A Selic já foi reduzida em dois cortes, o dólar vem se desvalorizando e o PIB do país deve crescer em torno de 2,92% em 2023, segundo projeções do Banco Central. Esses fatores indicam que o mercado está se recuperando, mas ainda é cedo para dizer se a recuperação será sustentável.

Nos próximos tópicos, vamos explorar uma novidade no mercado de ações e fundos imobiliários: a antecipação de dividendos e como ela pode ser uma grande aliada na sua estratégia global de investimentos.

O que são dividendos?

Pagos por meio da corretora de valores, os dividendos são uma parcela do lucro líquido de uma empresa distribuída aos seus acionistas como forma de remuneração.

Ao longo prazo, os dividendos podem ajudar os investidores a aumentarem seus retornos, a alcançar seus objetivos financeiros e gerar renda passiva.

Além dos dividendos, na Bolsa de Valores existem os proventos, que são uma forma mais ampla de distribuição de lucro, mas que também inclui outros tipos de pagamentos, como juros sobre o capital próprio (JCP), bonificações em espécie ou em ações e outros benefícios.

Leia também: O que é renda passiva e como construir a sua?

O que é a antecipação de dividendos?

A antecipação de dividendos é uma estratégia que permite aos investidores receberem dividendos antes do prazo normal. Essa estratégia pode ser uma boa opção para investidores que desejam aumentar seus retornos ou que precisam de dinheiro extra para algum objetivo específico.

Por que antecipar seus dividendos?

A média de dias para pagamento de dividendos (do anúncio pela empresa ao depósito dos proventos na corretora) foi 67 dias nos primeiros dez meses de 2023.

Essa média foi ainda mais severa no mês de outubro, quando o prazo médio de pagamento foi de 117 dias, o mais longo dos últimos seis anos. São quatro meses com seu dinheiro parado!

Recentemente algumas empresas anunciaram o pagamento de dividendos em meados ou até dezembro do próximo ano. Porém, imagine quanto o seu dinheiro se desvaloriza até lá.

Quais são os benefícios de receber dividendos antecipadamente?

A principal vantagem de antecipar os dividendos é a liquidez. Você terá acesso ao dinheiro mais cedo, o que pode servir para aproveitar uma oportunidade de investimento ou para lidar com um imprevisto, como uma emergência financeira.

Além disso, a antecipação de dividendos pode lhe proporcionar maior flexibilidade e controle para alocar seus recursos de acordo com suas necessidades e objetivos financeiros. Por exemplo, você pode usar o dinheiro antecipado para:

– Pagar contas ou dívidas;

Investir em um novo negócio;

– Crescer ou diversificar sua carteira de investimentos;

– Reinvestir em ações ou fundos imobiliários, com grande chance de valorização e são boas pagadoras de dividendos.

A antecipação de dividendos é um empréstimo?

Não, a antecipação de dividendos não é um empréstimo. Um empréstimo é uma operação financeira em que uma pessoa ou instituição empresta dinheiro a outra pessoa, ou instituição, cobrando juros pelo empréstimo.

Na antecipação de dividendos, o investidor vende o seu direito de receber os dividendos no futuro para receber o dinheiro imediatamente.

A antecipação de dividendos pode envolver custos, que variam conforme a instituição financeira. No entanto, se os dividendos forem reinvestidos, o valor das taxas pode ser compensado pelo crescimento dos investimentos.

Leia também: Reinvista seus dividendos e aumente ainda mais seus rendimentos

Como funciona a antecipação de dividendos?

Quando a empresa que você tem ações divulga a data de elegibilidade e pagamento dos dividendos, juros sobre capital próprio e rendimentos, os valores são registrados como direitos futuros na B3, assim, você pode antecipá-los no app da Meu Dividendo, a única plataforma de antecipação do Brasil.

Como antecipar os dividendos?

Para antecipar seus dividendos, siga os passos abaixo:

1. Tenha ações ou fundos imobiliários que pagam dividendos

Para antecipar dividendos, você precisa ter ações ou fundos imobiliários que pagam dividendos. Você pode verificar se as suas ações ou fundos imobiliários são elegíveis para antecipação no aplicativo ou site da Meu Dividendo.

2. Abra uma conta na Meu Dividendo

A Meu Dividendo é uma plataforma gratuita e está disponível para aparelhos IOS e Android. Para abrir uma conta, basta baixar o aplicativo e seguir as instruções na tela. Baixe agora!

2. Verifique o seu saldo disponível

O saldo disponível é o valor dos dividendos que você pode antecipar. Você pode verificar o seu saldo disponível no aplicativo da Meu Dividendo.

3. Escolha as ações para fazer antecipação de dividendos

Você pode escolher as ações que deseja antecipar no aplicativo da Meu Dividendo. Para isso, basta selecionar as ações e o valor que deseja antecipar.

4. Solicite a antecipação

O processo é bem simples e seguro: você solicita o aditamento diretamente pelo aplicativo, recebe primeiro e paga depois, quando receber os dividendos, mediante boleto bancário.

Ficou curioso com as possibilidades que a antecipação pode gerar?

Clicando aqui você pode fazer uma simulação agora mesmo e descobrir quanto e quanto em dividendos você tem a receber. É simples e rápido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *