Investir em ações: como ter segurança sobre seus dividendos?

Investir em ações como ter segurança sobre seus dividendos

Investir em ações de empresas que distribuem dividendos é uma excelente maneira de viver de renda e atingir a liberdade financeira a longo prazo. 

No entanto, uma das maiores preocupações dos investidores iniciantes é ter segurança em relação aos seus dividendos. 

Vários medos podem surgir, como: 

  1. O medo da redução ou interrupção de dividendos; 
  1. O medo da instabilidade econômica; 
  1. O medo das mudanças regulatórias; 
  1. O medo da má gestão empresarial ou falência da empresa; 
  1. O medo da inflação. 

Todos esses medos são legítimos, mas existem estratégias que você pode adotar na hora de investir em ações para minimizá-los e obter mais segurança sobre os seus dividendos. Quer saber quais? É só continuar lendo. 

O que são dividendos? 

Os dividendos são uma recompensa paga aos acionistas de uma empresa por seu investimento, uma excelente maneira de construir renda passiva a longo prazo. Quer entender melhor o que são e como receber? Acesse nosso conteúdo completo clicando aqui

Como ter mais segurança sobre os dividendos? 

Investir em ações requer alguns cuidados, principalmente se o investidor deseja receber esses lucros com regularidade ao longo da vida. Antes de investir em uma ação: 

  1. Analise o histórico de dividendos 

O investimento em ações não é isento de riscos, mas empresas sólidas que tenham um histórico consistente de pagamento de dividendos estão menos propensas a interromper a distribuição dos lucros ao longo do tempo. 

O histórico irregular de pagamento de dividendos ou redução de dividendos no passado pode ser um sinal de alerta para os investidores, pois a capacidade de pagar dividendos pode ser afetada no futuro

  1. Verifique a política de dividendos da empresa 

Antes de investir em uma empresa, sempre verifique sua política de dividendos, porque algumas empresas simplesmente não possuem uma política consistente nesse sentido. Por exemplo, empresas em setores de tecnologia geralmente reinvestem seus lucros em pesquisa e desenvolvimento em vez de pagar dividendos. 

  1. Escolha empresas sólidas 

Empresas sólidas e estabelecidas com histórico comprovado de desempenho financeiro e uma posição de liderança em seu setor são menos propensas a flutuações extremas de valor no mercado de ações. Isso pode ajudar a reduzir o risco da carteira e minimizar as perdas potenciais

Além disso, empresas sólidas e estabelecidas tendem a ter fluxos de caixa mais estáveis e consistentes, o que pode levar a dividendos previsíveis e regulares. 

  1. Faça uma análise completa da saúde financeira da empresa. 

Uma empresa com um fluxo de caixa estável e uma posição financeira sólida é mais propensa a não só manter como aumentar os seus dividendos ao longo do tempo.  

Por isso, sempre verifique o balanço patrimonial, demonstração de resultados e fluxo de caixa. Avalie as perspectivas futuras da companhia e a concorrência do setor na qual ela se insere. 

  1. Não se esqueça de diversificar 

Ao investir em diferentes empresas e setores, o investidor pode reduzir sua exposição a riscos específicos de uma única empresa ou setor. 

Além disso, ao investir em empresas com diferentes políticas de dividendos, o investidor pode equilibrar o risco e o retorno de sua carteira, ajustando a proporção de empresas de acordo com suas preferências pessoais. 

  1. Antecipe os seus dividendos por meio da Meu Dividendo 

Receber os dividendos de forma antecipada pode proporcionar uma sensação de segurança ao investidor, porque significa que ele terá acesso aos lucros da empresa mais cedo, antes que ocorram quaisquer mudanças no mercado ou na empresa que possam afetar o pagamento. 

Além disso, o recebimento antecipado de dividendos pode permitir que o investidor utilize esses recursos para outros fins, como reinvestir em outras oportunidades de investimento ou até mesmo cobrir despesas pessoais.  

Quando a empresa, que você tem ações, divulga data de elegibilidade e pagamento dos dividendos, juros sobre capital próprio e rendimentos, os valores são registrados como direitos futuros na B3.  

Desse modo, qualquer investidor pode antecipá-los diretamente pelo app da Meu Dividendo, disponível gratuitamente para aparelhos IOS e Android. Baixe agora! 

Por meio do aplicativo, ainda, você pode consultar as datas de liberação, status de pagamento, valores e muito mais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *