O conteúdo publicado a seguir é de autoria e direito intelectual do portal SPRIO+.
Acaba de ser lançada no Brasil a primeira plataforma que permite aos clientes a antecipação de dividendos, nomeada de Meu Dividendo. A tecnologia pioneira e a única plataforma que possibilita ao investidor receber seus dividendos de forma antecipada.
Lançada em janeiro de 2023, a iniciativa garante a liquidez imediata de um dividendo que será pago no futuro (até 180 dias). Além disso, permite ao cliente utilizar esse dinheiro para investir em alguma oportunidade imperdível ou até mesmo para cobrir uma despesa extra.
O investimento foi de R$ 1,5 milhão. A tecnologia é homologada e auditada pela B3 com o objetivo de reforçar a confiabilidade nas operações e informações.
Segundo um dos idealizadores da plataforma, Wendell Finotti, o Brasil tem avançado muito no número de pessoas que passaram a investir em ações.
“O custo de uma ação pode variar devido a muitos fatores: visão futura daquela empresa/setor, problemas pontuais e até especulação. Já os dividendos têm a ver com o faturamento da empresa, seu desempenho financeiro hoje. Há empresas que têm ações muito valorizadas, mas que não geram lucro nesse momento e tem outras empresas que estão em baixa na Bolsa, mas estão gerando dividendos consistentes”, afirma Wendell Finotti, um dos sócios e idealizadores da Meu Dividendo.
O que são dividendos?
Em nota enviada à imprensa, a Meu Dividendo destacou que as empresas pagadoras de dividendos são extremamente lucrativas. A plataforma descreveu um dividendo como “nada mais que uma parte desse lucro distribuída a seus acionistas”.
Como exemplo, a marca destaca a Petrobras, uma das maiores pagadoras de dividendos do Brasil.
Segundo um recente relatório divulgado pela gestora britânica Janus Henderson, a estatal brasileira foi ranqueada como a segunda maior pagadora de dividendos do mundo em 2022.
Ainda de acordo com os dados, a Petrobras é a única da América Latina a figurar no ranking das 20 empresas mais bem colocadas da publicação e a que exibiu o maior crescimento de distribuição de proventos ano a ano.
Sobre a Meu Dividendo
Segundo Finotti, a plataforma Meu Dividendo “visa totalmente a proteção do cliente”
Para isso, o cliente recebe a antecipação em avançado e remunera a plataforma só na data de recebimento dos seus dividendos pagos pelas empresas na qual o cliente investe.
Além da antecipação de dividendo, a startup também oferece, de forma gratuita, a gestão e organização dos dividendos para investidores que possuam conta de investimento em mais de uma corretora. Com isso, torna-se possível fazer a gestão de todos os seus dividendos em um só local.
Ao conectar uma conta Meu Dividendo à uma conta na B3, a plataforma organiza e disponibiliza todos os valores que os investidores têm a receber.